quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Quanto maior a sensibilidade, maior o martírio - Leonardo Da Vinci

Segue contribuição do Prof. Dr. da UNESP - Marcio Augelli - para o Movimento

No dia de ontem, 12 de out ubro, ao redor das 15 horas, quando viajava para Jaboticabal pela rodovia dos Bandeirantes, ao redor do Km 141 surgiram dois exemplares de tucano toco (Ramphastos toco) cruzando a estrada, a uma altura entre 15 e 20 metros.

Coincidentemente, prosseguindo a viagem já pela Via Washington Luiz, na Serra de Rio Claro um magnífico exemplar de tucano de bico verde ( Ramphastos dicolorus) cruzou voando a estrada a uma altura entre 12 e 15 metros.

Alguém precisa avisar aos biólogos que trabalham na SMA, assim como aqueles que fabricam laudos para empresas da área de construção, que aves alienígenas, com características de animais típicos da fauna paulista, estão invadindo os restos de mata de nosso Estado, como fizeram os animais invasores que habitam o traçado do Rodoanel e o local onde a Alphaville
construirá um condomínio na Granja Viana.


Esses seres formaram o MSH, Movimento dos Sem Habitat, e querem usurpar as propriedades compradas legalmente por empresários, com escrituras lavradas em cartório e com firmas reconhecidas de Deus lhes dando a posse das áreas, desrespeitando a Constituição terrena brasileira.


Cabe ainda lembrar que uma feroz e nociva sussuarana (Puma concolor ou Felis concolor), outro animal alienígena invadiu recentemente uma pista da Via Anhanguera e atropelou um veículo.


Só brincando mesmo, porque eu não sei como algumas espécies
animais ainda resistem.

Observar aqueles animais voando livres dá uma sensação de alegria e ao mesmo tempo de desespero, por ter conhecimento de seus destinos sombrios. E o pior é que os apelos pela fauna não provocam eco.




3 comentários:

  1. Aos biólogos que trabalham na SMA e Empresas de laudos ambientais que trabalham para as empresas construtoras:

    No Relatório de Impacto Ambiental - RIMA de 2000 para um empreendimento na Granja Carolina da empresa SCOPEL, foram identificadas 14 espécies de mamíferos e 163 de aves, algumas em extinção.

    Entre os mamíferos foram constatados no local: Macacos-prego, Sagui da Serra (em extinção), Quati, Veado, Bugio (em extinção), Capivara, Paca, Preá e até a própria Cutia, que dá nome ao Município.

    Na família das aves entre tantas outras estavam: Quero-queros, Periquitos, Papagaio Verdadeiro (em extinção), Corujas, Pica-paus, Matracão, Pavó (em extinção), Beija-flores, Bentevis, Arapongas (em extinção)...

    Na época o levantamento foi contestado por técnicos de UNESP de São Carlos, pois foi considerado parcial e incompleto.

    Agora, no ano de 2009, outro EIA-RIMA para a mesma área da Granja Carolina foi elaborado para um empreendimento da Alphaville. Neste EIA-RIMA a empresa responsável pelo levantamento da fauna, alega que alguns animais desapareceram da área.

    O interessante é que os animais que desapareceram são justamente os ameaçados de extinção.

    No loteamento VILA VERDE – TRANSURB, vizinho da Granja Carolina, existe até um contador de atropelamentos de animais. Este loteamento tem um TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA – TAC que às duras penas tenta educar os moradores. Uma difícil tarefa, a mudança de hábito e o respeito à natureza esbarra em modelos arraigados, que vão desde implicância com folhas que caem no jardim até temores com cobras, mosquitos, lagartos etc.
    Alguns moradores ao se transferirem para estas áreas iniciam uma bela jornada de transformação e enriquecimento interno. Mas, a grande maioria, prefere se comportar como espécie invasora e com farta exibição de ícones urbanos, expulsando a fauna silvestre. O canto dos pássaros dá lugar ao volume alto da música eletrônica e ao escapamento aberto das motos; as folhas caídas das árvores dão lugar ao lixo, a grama ao cimento; lugares onde antes abrigavam predadores naturais dos animais agora são residências de ratos e baratas.Aos poucos a qualidade de vida que TODOS procuravam precisará ser buscada mais longe.

    Concluo que é hora de nos transformarmos em vez de sempre ir sempre mais adiante, virando as costas aos problemas criados.

    O mundo se tornou pequeno
    Para os muitos na procura da felicidade distante.
    O adiante distante
    Fica sob os pés
    Diante dos olhos
    Possível no hoje

    Aos Moradores da Granja Vianna
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Será que o Secretário do Meio Ambiente vai deixar acontecer com a Granja Carolina o mesmo que deixou aconteceu na Granja Viana?

    Depois da destruição, vem com programa de educação ambiental, mudinhas de àrvores, blogs de secretário e verdades de 140 toques no Twitter.
    Tudo muito moderno, tudo muito bacaninha, mas cadê a eficiência fora do show.
    O que estamos vendo é uma real ineficiência em respeito às normas, às leis e o princípio da precaução, este sim, fundamental para exercer a função de SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE.

    ResponderExcluir
  3. Sou testemunha do que foi relatado pela "Granja Carolina".

    ResponderExcluir

meioambientegranjacarolina@gmail.com