terça-feira, 6 de outubro de 2009



O conceito AMBIENTAL do Movimento em Defesa da Granja Viana contribui para uma visão ambientalmente responsável da Região Metropolitana

A fragilidade ambiental da Região Metropolitana de São Paulo ficou evidenciada no caso do empreendimento Alphaville Granja Viana.

O poder público cedeu às pressões do capital, concedeu licenças de desmatamento e contrariou todos os pareceres e alertas feitos por cientistas do mundo todo diante das mudanças climáticas, nesta região vivem 18 milhões de pessoas, ou seja, 48% da população do Estado de São Paulo.

As singularidades dos aspectos ambientais e a agressividade empresarial da empresa Alphaville - Gafisa revelam como uma realidade local sofre com o novo perfil econômico financeiro do mercado.

Hoje, a atividade do negócio imobiliário se desassocia da realidade física e avilta a pressão sobre os espaços preservados com o objetivo único de produzir dinheiro e lucro financeiro, mas não a moradia.

No caso do Alphaville Granja Viana, não é coincidência que alguns compradores adquiriram vários lotes, concentrando os lotes na mão de investidores e especuladores.

Porém, convém ressaltar a realidade e a percepção da comunidade local sobre os temas ambientais. As licenças concedidas, que são “aparentemente” legais, não contemplam as preocupações e muito menos as conseqüências advindas do cenário de Mudanças Climáticas, contrariando inclusive uma resolução interna da própria Secretaria Estadual do Meio ambiente, Resoluções 031 e 085, assinadas pelo secretário de Meio Ambiente Sr. Francisco Graziano.

Cabe ressaltar que ambas resoluções dispõe sobre os procedimentos e normas para compensações e análise dos pedidos de supressão de vegetação nativa, nos parcelamentos do solo ou qualquer edificação em áreas urbanas e usam como referência o mapa para a Conservação e Restauração da Biodiversidade do estado de São Paulo, coordenado pelo programa Biota – FAPESP.

A comunidade local demonstrou-se afinada com a necessidade de gerenciamento ambiental integrado, surgido a partir do enfrentamento, com precisão e se organiza para uma agenda ambiental local, relacionada às mudanças do clima na região metropolitana.

Identificar os riscos do aquecimento global em regiões de grande concentração populacional é um desafio para os governos porque a vida sob a ameaça de catástrofes ambientais poderá ser muito pior para a população carente.

Os efeitos sinérgicos dos fenômenos climáticos sobre o território metropolitano, exigem análises transversais de: climatologia, poluição ambiental, relevo, hidrografia, áreas de proteção, uso e ocupação da terra, expansão urbana, áreas de inundação e risco de deslizamento, dados censitários e socioeconômicos, informações de saúde, entre outras.

Por isso, é admirável o esforço da comunidade local da Granja Viana em se informar, enfrentar obstáculos e tentar alterações que desafiam velhos hábitos de considerar que o meio ambiente não deve fazer parte das “grandes” decisões na agenda do desenvolvimento.

Apontamos que o capital misturou as fronteiras, e o princípio da precaução ambiental precisa prevalecer, especialmente quando as questões climáticas irão afetar diretamente a vida de milhões de pessoas.

O comportamento local, ainda que recente, convida todo o país em torno do debate ambiental, para o planejamento integrado, para a necessidade premente de inclusão de indicadores ambientais mais amplos, para prevenir os efeitos cumulativos dos empreendimentos, em áreas que na realidade fazem a proteção climática.

Hoje, as licenças dos empreendimentos não contemplam estas preocupações, e muito menos as conseqüências destes com o cenário de Mudanças Climáticas.

O empreendimento Alphaville da Granja Viana desperta, revela e fortalece o papel de fiscalização da sociedade nas políticas públicas relacionadas ao clima e mesmo que muitos ainda não percebam, estas políticas se relacionam com a pauta econômica global.

Entretanto, todos temos ciência de que só conseguiremos avançar quando a administração pública, pressionada pela população, agir com consistência, com a finalidade de evitar tragédias sociais, que envolve tanto pessoas que ocupam áreas de preservação inadequadamente para moradia (como encostas e planícies nativas sujeitas a inundações), quanto para empreendimentos voltados a classes sociais diferenciadas, mais comprometidas com o marketing ecológico do que com as problemáticas ambientais e seus desequilíbrios.

É hora de termos consciência da integração das áreas naturais e termos responsabilidade de preservá-las para a sustentação da vida na Região Metropolitana.


Por conta das diversas IRREGULARIDADES AMBIENTAIS apresentadas

nas audiências públicas das cidades de Cotia e Itapevi,

a comunidade entrou com pedido de REVISÃO GERAL do PROJETO.

O projeto de responsabilidade da empresa ALPHAVILLE URBANISMO S/A para a área da Granja Carolina entre às Cidades de Cotia e Itapevi é de 3.274 lotes em uma área de 5.727.598 m2.

A área da Granja Carolina 10.715.000 m2, tem sua maior porção no município de Itapevi.


A comunidade quer NOVAS AUDIÊNCIAS PUBLICAS

7 comentários:

  1. Realmente é hora dos empresários entenderem que não é mais possível a implantação de empreendimentos que causem impactos ambientais sem se comunicar e entender a comunidade local e suas peculiaridades, não é possível que um CEO (Chief) de uma organização fique encastelado só vendo números e respondendo para acionistas anonimos enquanto a sociedade quer o diálogo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!
    IMPRESSIONANTE!!!!
    Vamos nos unir... fale com a Fau para que este blog tenha seguidores assíduos. O Viva Cotia tem sido o único jornal a colaborar com os moradores
    da região.
    Conte comigo.
    Abs,
    Regina :)

    ResponderExcluir
  4. Acho que é muito mais além do que uma simples conversa empreendedor x comunidade.
    A comunidade, pressionada por marketing pezado pode dissernir através de desejos urbanóides (não esquecer o aporte de indivíduos sensivelmente urbanizados que a região vem recebendo nos últimos anos) por soluções que, em muitas vezes, não é tecnicamente a melhor.
    Acho que este momento, é um momento crucial para uma mudança de paradigma nas relações entre capital e democracia.
    Uma empresa com ambições tão colossais deve, veja bem, deve apresentar um planejamento impecável para o manejo das variáveis ecológicas.
    A Alphaville Urbanismo, em seus dois projetos recentes para a região, Granja Viana e Granja Carolina,apresentou propostas de implantação tecnicamente ultrapassadas copiando modelos comprovadamente ineficientes de gerenciamento ambiental.
    Não levando aqui como a temática principal, a obscuridade na relação empresa-sociedade e licenças emitidas de forma incoerente com os novos documentos legais elaborados pelo Estado, a apresentação de um projeto que, como citado no próprio EIA/RIMA - Granja Carolina, impactará os sistemas hídricos (ver erodibilidade, uso e ocupação do solo e assoreamentos), recursos bióticos (ver fragmentação florestal, endêmismo na Mata Atlântica, espécies invasoras, pressão de caça e atropelamento de fauna silvestre)e, qualidade de vida (ver ocupação desordenada, pressão no tráfego, explosão demográfica local, poluição e estrutura de serviços públicos), depõe contra a competencia da empresa e ridiculariza a população que tem como direito, que o grande capital, sempre beneficiado por incentivos públicos, traga benefícios à vida, e não "louros ao lucro".
    O que eu exigo, como cidadão democrata que sou, é respeito por mim, pelos meus próximos e pelos próximos destes...
    O mínimo que a Alphaville Urbanismo deve à sociedade é respeito através de solidez de relações e, solidez nas relações, vem com a verdade, a competência e consequente confiança.
    Por se esquivar de suas responsabilades sociais e por desmerecer o respeito técnico pelo planejamento equivocado de suas ações,esta proposta deve ser revisada.
    Cabe agora ao Poder Público perceber que a democracia está além do capital.
    Será ridículo ver o Estado do meu país defender a democracia além-fronteira e desconsiderar a opinião pública no próprio quintal.
    Mas cuidado!
    Coisas ricículas as vezes acontecem...

    ResponderExcluir
  5. Basta ver as fotos da natureza preservadas

    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=119395

    ResponderExcluir
  6. Fico aqui da Janela olhando para a mata atraz de mim sendo destruida a cada dia, os bichos desaparecendo e na frente esse barulho infernal de gente pedindo voto, e cada vez mais martelos batendo gente construido barracos e fazendo invasões sem controle estou revoltada não suporto mais ver isto. Tudo isto é aqui em Itapevi na Vila Santa Rita e os politicos fichem que não veem.

    ResponderExcluir
  7. Desculpe o erro de português Fingem que não vêem.

    ResponderExcluir

meioambientegranjacarolina@gmail.com