terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Feliz Natal

Quem te deseja Feliz Natal é o pássaro João Bobo, de penas e bico, para o João Bobo bom de bico.

Eu vivo nos galhos das árvores, você vive quebrando os galhos.

Sou uma ave galbuliforme da família dos buconídeos, de nome científico Nystalus chacuru,encontrado do norte do Brasil ao nordeste da Argentina.

Sou um cara simpático, meço cerca de 18 cm de comprimento, tenho plumagem dorsal marrom manchada de negro, colar e partes inferiores brancas e bico alaranjado.

Parece que uso máscara, apesar de não ser “mascarado”, na cabeça tenho detalhes negros, nas laterais do bico manchas negras que lembram um bigode, por isso, também sou conhecido como capitão-de-bigode.

Sou confiável, do tempo do fio de bigode, nunca cometi delito, possuo hábito insetívoro, capturo insetos em pequenos vôos, em muitas idas e vindas.

Gosto de viver em pequenos bandos da minha espécie, bem diferentes do seus.

Aproveito esta, para piar meu desagrado sobre seu bando, e lhe dar notícias sobre uns dos bons da sua espécie, bem sei que nem todos são iguais a você.

O Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1980 por sua luta pelos direitos humanos na América latina, anda tendo boas idéias sobre crimes ambientais cometidos por pessoas iguais a você.

Ele, vem trabalhando para que crimes ambientais recebam o mesmo julgamento que os crimes contra a humanidade, isto é, julgados na Corte Penal de Haia.

A exploração desmedida da natureza, pelo mercado voraz, do qual você é um representante, prejudica milhões de pessoas e provoca catástrofes ambientais iguais às do Alphaville Granja Viana, com muitos animais mortos, assoreamento de córrego, desmatamento e até jagunços na Granja Carolina, afrontando os DIREITOS HUMANOS, que vergonha .

Na opinião de Esquivel, estas atrocidades contra a natureza e direitos humanos, precisam ser reguladas internacionalmente e devem ser severamente punidas.

O mundo está globalizado, a exploração econômica vem provocando colapsos ambientais, e os direitos humanos incluem direitos econômicos, sociais e ambientais[1].

Eu “ João Bobo do fio de Bigode” espero realmente que seu tipo tenha dias contados e que tenha fim todos as irresponsabilidade ambiental, insustentabilidade e projetos ecologicamente incorretos mascarados de corretos.

Espero poder cantar no próximo ano“chacuru, chacuru” e nos próximos, assim os meus descendentes.

Com este canto, de setembro a dezembro eu marco meu período de acasalamento .

chacuru, chacuru

[1] Lei 9.605/98 cumprindo dispositivo do art. 225, § 3°, da Constituição Federal, determina responsabilidade penal da pessoa jurídica diante de crimes ambientais,


3 comentários:

  1. Rodolpho Mello - Voto Consciente15 de dezembro de 2009 às 06:06

    Criança mimada transforma-se em adulto mimado. Esta terá que encontrar pessoas que lhes coloquem limites. Nesta situação serve para trazer inspiração e levar a frente nossos objetivos.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    João, todos esperamos continuar a ouvir o seu canto assim como os de outros tantos belos pássaros que nos enchem de alegria e emoção. Conte comigo para o que "der e vier"; é comprovado que trabalho de formiguinhas dá certo - avante MDGV!!!!
    Abraços,
    Regina :)

    ResponderExcluir
  3. O Serra esteve ontem Cotia para inaugurar uma escola.
    Será que ele passou pelo alagamento logo depois do Extra?
    Eu presenciei cenas que até agora só havia visto na TV:
    Um senhor saindo de dentro de uma combi, pelo teto da mesma, pois a água já estava quase encobrindo o veículo inteiro!!!!!
    Outro carro, totalmente submerso, que foi surgindo conforme o nível da água foi baixando!!!!
    Um homem que foi ajudar o motorista da combi estava nadando com largas braçadas!!!!
    O pequeno comércio daquele local estava inundado!!!!
    Observei tudo isso por muito tempo, pois a marginal da Raposo estava totalmente parada e todos chegaram a descer dos carros.
    Não calculei o tempo que fiquei parado, mas com certeza deve ter sido entre 1 hora e meia a 2 horas.
    Esse trecho da Raposo estava totalmente parado, pois um pouco adiante outro alagamento impedia a passagem dos carros.
    Existem duas grandes obras nesse local, e até uma criança poderia prever que esse tipo de problema iria ocorrer.
    Uma das obras é o Hipermercado Atacadão e a outra é o viaduto que passa por cima do cruzamento entre a Raposo e a estrada da Roselândia.
    Gostaria de saber se houve análise de impacto ambiental para esses casos! Duvido!!!!
    E se houve, devem ter feito a avaliação igual a que foi feita no desmatamento da Granja Viana!!!!!!
    Grande parte dessas águas vem descendo da área onde fica a Granja Carolina.
    Imaginem se ocorrer uma grande impermeabilização nesse local.
    Além de Itapevi, Cotia também será inundada cada vez mais!!!!

    ResponderExcluir

meioambientegranjacarolina@gmail.com