segunda-feira, 5 de abril de 2010

Para além do possível

Quiçá, um dia, governantes, poder econômico e sociedade busquem, sobretudo em sua conduta, práticas menos ambíguas no cumprimento das leis.

De fato, não devemos nos deixar diminuir pelo proveito econômico da exploração excessiva do meio ambiente e vantagens, baseados em defeitos de caráter, convenientemente camufladas.

O vídeo, que o Mário produziu sobre o Dia da Consciência Ambiental da Granja Viana e Região, convenientemente pontuando com a fala do Marcelo da comunidade do Jardim Japão do distrito de Caucaia no Rodovia Bunjiro Nakao, pode ser comparado com o vídeo da filha do prefeito de Barueri, um dos municípios mais ricos do Brasil.




Sem precisar entrar em detalhes, um ensina e o outro revela quais são as forças que emperram a difícil tarefa do Brasil avançar em direção a igualdade e justiça para deixarmos de ser um país subdesenvolvido, conceito muito mais atrelado ao nosso comportamento do que a nossa capacidade econômica.
* Para assistir - visite o link abaixo

Thamiris Furlan-filha do Secretário da Educação de Barueri e sobrinha do Prefeito Rubens Furlan- vítima do CQC, ameaça colega de faculdade de expulsão da FAAP

Aluno pergunta: - Você pode me tirar da faculdade ?
Thamiris afirma: - Eu posso. Mexe com a pessoa errada ! Toma cuidado, toma cuidado com as pessoas que você vai debochar.

Na Granja Viana com o projeto do empreendimento da empresa Alphaville “Urbanismo” a comunidade, apesar da lei, apesar dos juízes e promotores, sempre teme que tudo acabe em pizza.

Infelizmente, este temor, não acontece só por culpa do sistema, mas por nossa causa também, muitas e muitas vezes somos coniventes com a corrupção, com a desigualdade e as vantagens.

Por isto, a qualquer hora acreditamos em conversa fiada e imagens de marqueteiros, longe da ética e de valores de uma sociedade decente.

Precisamos abandonar o discurso desenvolvimentista econômico e aprender que a economia avança com você, apesar de você e sem você.



Em nome da democracia, o prefeito de Barueri, vítima do CQC, concede entrevista e se defende.

Já a melhoria do lugar, a melhoria da qualidade de vida, a melhoria do bairro, da política da educação e etc., dependem de você, do exercício da arte do que achamos desejável e não somente ao economicamente possível.

Quando vamos deixar de justificar o injustificável e avançarmos na direção do desenvolvimento de valores éticos, morais e coerentes com a prevenção de tragédias; deixarmos de ser uma sociedade que se deixa moldar pela falta de caráter?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

meioambientegranjacarolina@gmail.com