terça-feira, 10 de novembro de 2009

Mais Trânsito para a Raposo Tavares





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Pedimos revisão geral do projeto

Não queremos o CAOS na Estrada do Pau Furado

Precisa existir uma Prévia Adequação da Estrada do Pau Furado.

A Estrada do Pau Furado é passagem de ROMARIA de cavalos, charretes, bicicletas e carros. ROMEIROS usam a estrada para chegar à cidade de PIRAPORA DO BOM JESUS.

Queremos que esta importante tradição CULTURAL seja valorizada e não destruída com uma ampliação, necessária da Estrada do Pau Furado.

A Estrada deve receber um espaço para CICLOVIA, para que, nos momentos de ROMARIA seja utilizada pelos cavalos, carroças e bicicletas.

Considerando que: Existe inconsistência no projeto como grande gerador de tráfego e a infra-estrutura já instalada.

Considerando que: Não é justo que os atuais moradores e usuários fiquem com o ônus de reivindicar aos governantes melhorias e alargamentos da estrada do Pau Furado, enquanto o empreendedor se exime desta responsabilidade;

"Com relação ao tráfego gerado, foi identificado que o dispositivo de acesso à Estrada do Pau Furado, recentemente implantado, será suficiente para absorver todo o tráfego gerado pelo empreendimento.

O problema reside no trecho inicial da rodovia Raposo Tavares, cujas condições atuais já são bastante complicadas, gerando muitos distúrbios para os usuários.

Ocorre que não pode ser atribuída ao empreendimento a responsabilidade pela mitigação deste passivo, sendo necessário promover ações de gestão junto aos órgãos responsáveis, apoiando as demandas dos municípios.

Paralelamente, a população atraída para a AID deverá pressionar os serviços ofertados pela municipalidade, bem como a demanda de água e maior produção de esgotos.

Disso resulta a necessidade de apoiar com estudos, projetos e orientação institucional aos órgãos responsáveis pelo saneamento e ocupação do solo, para abreviar o tempo da oferta desses serviços para a população.” (EIA _ RIMA projeto Florestal Cotia - Capítulo 7 pag 51)

Considerando que: o aumento de população na área de influência direta- AID terá como conseqüência o aumento de tráfego no sistema viário local, entendemos que o empreendedor é responsável direto por esta mudanças;

Considerando que: a Estrada do Pau Furado pertence ao município de Cotia e é utilizada majoritariamente por moradores da cidade de Itapevi, estes estarão impossibilitados de promover ações de gestão junto aos órgãos responsáveis de outro município;

Considerando que: o empreendedor em diversos pontos no EIA-RIMA, coloca que haverá um aumento de acidentes, já na fase de obra, entendemos ser insuficiente o incremento na sinalização aérea. Perguntamos: Será que as sinalizações, como mitigação, vão mitigar a dor de algum morador envolvido no sinistro?

Estima-se um acréscimo de cerca de 15 veículos pesados e cerca de 20 veículos leves/dia de fornecedores e prestadores de serviço durante a fase de obras.

O volume de tráfego incrementado a essa rodovia, neste trecho, é considerado baixo se levado em conta o número estimado de 2000 veículos/hora, que atualmente trafega por hora neste trecho, contra uma capacidade de 5.808 veículos/hora.

Com este aumento do fluxo de veículos, principalmente caminhões e equipamentos utilizados nas obras, é provável a ocorrência de um aumento no número de acidentes registrados onde esses veículos circularão. O fluxo de veículos pesados tende a diminuir a velocidade média observada, tornando o tráfego mais denso e facilitando a ocorrência de acidentes.

A possibilidade de ocorrência de acidentes pode ser reduzida, com sinalização adequada nas vias de acesso e de circulação, controle do tráfego de veículos vinculados às obras e orientação aos motoristas profissionais vinculados aos diversos serviços do empreendimento.” EIA Projeto Vila Florestal – Reserva Cotia Capítulo 6 l 34

Considerando que: a Estrada do Pau Furado, logo no seu início, junto à Raposo Tavares, possui uma aclividade acentuada acima de 15% e que, cotidianamente já provoca problemas para circulação de caminhões e ônibus, pois os veículos pesados, com a finalidade de vencer o trecho, precisam deixar parte da carga ao longo da estrada, problema agravado com o traçado sinuoso e estreito de toda a pista;

Considerando que: a falta de sistema de captação das águas pluviais faz correr através da pista um grande volume de água, que deixa um tapete de cascalho, folhas e restos de árvore, aumentando a possibilidade de acidentes.

Considerando que: o impacto negativo será o aumento de tráfego no sistema regional da Raposo Tavares, completamente saturada a partir do Km 30, mesmo com os atuais ajustes, sua saturação é um moto contínuo devido aos inúmeros MEGAS PROJETOS DE LOTEAMENTO APROVADOS que estão em fase de implantação.

● Considerando que:

A LEI No 10.257, de JULHO DE 2001[1] ( Estatuto da Cidade) – no seu Art. 2o, determina que a política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:

IV – planejamento do desenvolvimento das cidades, da distribuição espacial da população e das atividades econômicas do Município e do território sob sua área de influência, de modo a evitar e corrigir as distorções do crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre o meio ambiente;

VI – ordenação e controle do uso do solo, de forma a evitar:

d) a instalação de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como pólos geradores de tráfego, sem a previsão da infra-estrutura correspondente;

Considerando que: a NOVA ESTRADA DE LIGAÇÂO fará a conexão entre o Bairro Suburbano e a ESTRADA do PAU FURADO em direção à Rodovia Raposo Tavares e logicamente substituirá o sistema de ligação existente - René Benedito Silva• SP-274 e Estrada da Roselândia • SP- 029 com a Raposo Tavares, e que poderá em curto prazo servir de rota de desvio do pedágio da Castelo Branco e RODOANEL8.

Pedimos revisão geral do projeto

Não existe necessidade de construir uma ESTRADA DE LIGAÇÂO entre SP-029( que faz ligação com São Roque)- Estrada do Pau Furado com a Rodovia Raposo Tavares.


Considerando que: no local proposto existe uma exuberante mata que serve como refúgio da fauna local, incluindo alguns na lista de espécies ameaçadas de extinção como: jacu, jaguatirica, gato mourisco e outros.

Considerando que: já existem estradas de ligação com Itapevi, como a Itacoti e Lucinda de Jesus onde já circula transporte coletivo e que estas deveriam ser melhoradas, possibilitando assim uma melhor integração com o bairro das Quatro Encruzilhadas.

Considerando que:

a A LEI No 10.257 – denominada Estatuto da Cidade, estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.

Art. 2o A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:

VI – ordenação e controle do uso do solo, de forma a evitar:

a) a utilização inadequada dos imóveis urbanos; b) a proximidade de usos incompatíveis ou inconvenientes; c) o parcelamento do solo, a edificação ou o uso excessivos ou inadequados em relação à infra-estrutura urbana;

d) a instalação de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como pólos geradores de tráfego, sem a previsão da infra-estrutura correspondente;

e) a retenção especulativa de imóvel urbano, que resulte na sua subutilização ou não utilização;

f) a deterioração das áreas urbanizadas;

g) a poluição e a degradação ambiental;

IX – justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do processo de urbanização"._________________________________________________________________

[1] A LEI No 10.257, D JULHO DE 2001 ( Estatuto da Cidade) – no seu Art. 2o, determina que a política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:

I – garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infra-estrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações;

II – gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano;

16 comentários:

  1. Hoje, por volta de 10 horas da manhã, dois carros de empresa de engenharia estavam estacionados na Estrada do Pau Furado e homens faziam medições na Granja Carolina, local onde a Alphaville tem projeto para mega empreendimento e que atualmente deve estar em fase de análise pelos órgãos competentes.
    Estamos de olho!

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  2. Mário, o levantamento que você viu na ESTRADA DO PAU FURADO é de uma equipe (empresa de topografia), contratada pela SABESP para fazer um estudo preliminar de uma adutora de água. Esta adutora trará água de Juquitiba até o município de Carapicuíba, através de bombas, túneis e declividade.
    Estão estudando um possível traçado, na realidade um espaço de 50 metros de largura com a extensão do percurso, por onde passará a tubulação. Dizem que neste estudo preliminar então analisando o melhor traçado a fim de evitar danos ambientais.
    Este traçado passa pela ESTRADA DE CAUCAIA em direção à Rua RECANTO LESTE (atravessando a Raposo neste ponto); percorre a ESTRADA RECANTO LESTE até encontrar a ESTRADA DA BOA VISTA; na ESTRADA DA BOA VISTA, dentro do sítio Boa VISTA, por uma viela de SERVIDÃO até a ESTRADA DO PAU FURADO, da ESTRADA DO PAU FURADO (Cotia) segue em direção à Estrada do ITACOTI, continuação da ESTRADA DO PAU FURADO até o topo de Morro onde o empreendimento da ALPHAVILLE URBANISMO projetou uma ESTRADA DE LIGAÇÃO até a ROSELÂNDIA; na ESTRADA DA ROSELÂNDIA segue em direção à Carapicuíba.
    A ESTRADA DE LIGAÇÂO fica num topo do morro, bem onde tem uma mata significativa.
    Acontecem outras COINCIDÊNCIAS MISTERIOSAS.
    Coincidentemente esta ESTRADA DE LIGAÇÂO, liga áreas previamente guardadas nos PLANOS DIRETORES DAS CIDADES – áreas de expansão urbana, industriais, além de possibilitar a interligação entre a RODOVIA CASTELO BRANCO e RAPOSO TAVARES.
    Coincidentemente a ligação entre estas regiões fica na rota por onde boa parte das pessoas desconfiam que querem construir o AEROPORTO em CAUCAIA.
    Coincidentemente, ligam terrenos que estão nas mãos da GAFISA, ODEBRECHT E CYRELA – de Carapicuíba até Morro Grande.

    COINCIDENTEMENTE, todos precisamos de água, mas gostaríamos que esta necessidade não funcionasse como um FURACÃO AMBIENTAL sobre o que resta de natureza nesta região.

    COINCIDENTEMENTE, gostaríamos de não fritarmos como OVOS FRITOS com os problemas do aquecimento global.

    COINCIDENTEMENTE, gostaríamos de não ficar afogados com as mudanças climáticas.

    COINCIDENTEMENTE, gostaríamos de não sucumbir na LAMA das escostas.

    O “FURACÃO PAULISTA DE DESENVOLVIMENTO” poderá fritar à todos se deixarmo-nos levar embalar no “ OVO DE COLOMBO DA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA”.
    Temos direito a AUDIÊNCIAS PÚBLICAS.
    Queremos respeito às LEIS AMBIENTAIS.
    Vamos ficar atentos para não sermos meros passageiros de um trem desgovernado.

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  3. Isto é muito preocupante. Além do óbvio impacto na mata, esta conexão intensificará os atropelamentos de animais e criará uma alternativa sem pedágio para o rodoanel.

    Há quem pense que alargar a Pau Furado é boa idéia. Mesmo que não seja conectada com Itavepi, eu discordo. Se alargarem a Pau Furado nosso sossego desaparecerá, e teremos poluição por ozônio (que se forma à distância da emissão dos veículos) por reações secundárias na atmosfera. Vai virar pista de corrida.

    Dia destes tive uma altercação com um morador, que "colou" na minha traseira quando eu vinha pela Pau Furado. Obrigou-me a aumentar a velocidade para uns 60Km/h, velocidade que já não acho aceitável. Quando me dei conta de que estava acelerando para que ele descolasse de minha traseira, mas ele continuaria guiando a 1 metro de mim, baixei para meus habituais 40/45 Km/h e gesticulei para o sujeito. Sua reação foi tentar ultrapassar de qualquer maneira, em curvas, e quase bateu de frente com outros dois carros. Na terceira tentativa passou, e disparou a uns 80 Km/h. Na subida dos eucaliptos encontrou um caminhão. Cheguei junto dele na ultima curva antes da portaria. Eu estava muito irritado. Pus a cabeca para fora e gritava para ele "corre agora, imbecil! corre! mais rapido!". Quando ele parou na cancela, colocou a cara para fora e comecou a retrucar. Chamei-o de boyzinho, louco, imbecil, não lembro se mais algum qualificativo gentil (eu estava com crianças no carro, então evitei os palavrões que gostaria de dizer). Curiosamente, a segurança assistiu a tudo, impassível.

    Este tipo de boyzinho é que anda matando os animais. Torço para que ele enfie a testa em algum poste da Raposo Tavares. Gente assim não faz falta no mundo. Nosso placar na entrada do condomínio não consegue ir além dos 20 dias (para quem não mora aqui, alguém teve a feliz idéia de colocar uma placa que acumula o número de dias sem atropelamento; gostaríamos que isto estimulasse as pessoas a colaborarem e verem os números crescendo sempre - por enquanto, alguns que não se sensibilizaram insistem em zerar o placar periodicamente). Acho que devíamos modificar o placar. Ficaria assim:

    Estamos há [ ] dias sem atropelamento de animais (como ja esta)
    Desde [data] registramos o atropelamento de [ ] animais e de [ ] criancas.

    Afinal, é questão de tempo para que isto aconteça. Também podíamos incluir na placa um 'hall da fama', com uma lista que mantivesse o registro histórico:

    [data] [especie atropelada] [nome do atropelador]

    Seria interessante pois esta gente parece orgulhosa de seu stress urbano trazido como uma pestilência para cá, poderiam sentir -se homegeadas e mostrar a placa para quem viessem visita-los(as).

    Vou contar mais uma coisa. Empreendedores que pensam em construir outros condomínios por aqui, desmatando e pavimentando, não parecem entender que perdem bom negócio. Com qualquer loteamento devem ganhar dinheiro, mas manter a área diferenciada deve dar "mais dinheiro". Eu comprei a casa aqui por causa do Pau Furado. Quando entrei na estradinha do Pau Furado pela primeira vez, antes de saber a aparência do condomínio, já gostei. Meus amigos, que vieram conhecer a casa me chamando de louco por ir morar tão longe do trabalho, chegam elogiando o caminho. Um deles me disse que veio falando da loucura na Raposo com a esposa. Depois da primeira curva do Pau Furado disse a ela: "Começo a entender porque o Paulo resolveu mudar para cá". Alarguem a estrada, e vai-se embora o cartão de visitas, além do cheiro delicioso de mato e eucaliptos que sentimos toda manhã e fim de tarde.

    Paulo (morador há quase 2 anos do Vila Verde)

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  4. É Paulo, o desmatamento é só uma das tantas penas que empresas com o Alphaville nos impõe! Além delas vem a senteça de que nunca mais vamos interagir com animais fascinantes, sentir conforto térmico, beber água limpa, viver sem ter contato com o transito caótico que nos tirou de SP. É triste que este país ouça quem tem mais dinheiro e não quem tem mais cabeça. O Paulo é Professor Livre-Docente da Universidade de São Paulo. Eu tbm sou doutora cursando pós-doutorado na USP. Como é possivel que o ESTADO gaste tanto dinheiro produzindo cérebros e depois não ouça o que eles têm a dizer? Estive na audiência publica apontando pontos errados do levantamento de fauna do EIA-RIMA e ouvi alguem da Alphaville dizer que a empresa NÃO DESMATA. Perguntei, em outro momento, para outro reprensentante da empresa, o que aconteceu, então, em Salvador. Vi uma área imensa de mata sumir e com ela uma especie ameaçadissima de ouriço preto (o nosso porco espinho). A moça me respondeu que quem desmatou foi o Estado. Eles chegaram depois, salvando a área.
    Quando esta Terra ficar insuportável, a Alphaville vai vender lotes em Marte? Na Lua? Por que não nos fazem o favor de ir para lá agora e deixar o verde para quem sabe dar valor. Gostaria de perguntar para eles se não se sentem responsáveis ou comovidos com crianças morrendo de cede, fome, frio e calor por causa do que a gente tem feito com o planeta. Quisera eu ter a sorte de ser burra como eles e não conseguir ver um palmo além da carteira.

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  5. Paulo, por onde você anda?????

    Estava achando que pessoas que pensam como você já teriam caído fora, ou que não quisessem mais morar no VV.
    Concordo com tudo que disse.
    Pretendemos fazer um passeio em nossa região com pessoas da Granja Viana e moradores do VV, e gostaria que você fosse também.
    Leve quem quiser. Você não irá acreditar no que temos tão perto de nós.
    A riqueza daqui não é apenas a ambiental, mas também, e com a mesma importância, a cultural, que ajuda na preservação.
    Continue freqüentando o blog para saber da data do passeio. Provavelmente vai ser no último fim de semana de novembro.
    Apareça também na reunião da Granja Viana.
    Além do local ser maravilhoso, o grupo do movimento é muito interessante, forte e ativo.

    Abraços.

    Mário.

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  6. Em tempo:
    A Patrícia eu já conheço e fez um belo trabalho na audiência pública em Itapevi e Cotia.
    Parabéns!!!!!!!!

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  7. Mário,

    Agradeço o convite e irei, sim. Caso o dia escolhido dê certo, levarei as crianças também. Ter consciência de que ambiente é coisa séria, que alguns menosprezam como papo de uns extravagantes, chatos, esquisitos e furiosos, falando irrelevâncias. Quem tem esta consciência despertada desde cedo tem a chance de, quando adulto e com poder financeiro, comportar-se de forma sustentável. A gente vê, por aí, que isto já está acontecendo. Europeus, que sentiram na pele o estrago que fizeram, já estão mudando de postura. Gente do poderoso agronegócio americano também; vários tipos de plantação têm sofrido colapso porque está faltando abelha. Ainda não sabem a causa, mas muitos apostam que está relacionada ao uso excessivo de produtos químicos e agressão ao ambiente. A lição é que manter a mata por perto pode ser vantagem. A mata, mesmo para empreendedores, não pode ser encarada como obstáculo que precisa ser removido.

    Abraços,
    Paulo.

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  8. Ontem eu entrei no site da CBN e mandei mensagem para o Heródoto Barbeiro. Eu o ouço toda manhã, a caminho do trabalho, e o acho ótimo. Caso queiram tentar atrair a atenção dele para o "olé" que alguns parecem tentar contra as leis ambientais, sugiro que usem a página
    http://cbn.globoradio.globo.com/institucional/fale-conosco/FALE-CONOSCO.htm
    Há um "box" para enviar mensagens à Redação, onde tem a lista dos Âncoras.

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  9. Sempre que vejo esta imagem de satélite do Google, mostrando a cidade de São Paulo (que vocês colocaram um ovo frito por cima) espraiando-se sobre o verde que a cerca, não consigo evitar de pensar em um câncer infiltrando a vizinhança. Vejam como são parecidos em http://www.cfpc.ca/cfp/2007/Apr/vol53-apr-currentpractice-dermacase.asp.

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  10. Oi Paulo, vamos conversar pessoalmente, acho que você deve ter boas idéias.
    Este Blog tem um projeto e acredito que você pode colaborar.
    Vamos unir forças e fazer a diferença para as novas gerações.
    Parece que você conhece o Mário e a Patrícia pessoalmente, assim entre em contato com eles para podermos conversar.
    Abraços da Carolina

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  11. Granja Carolina, infelizmente ainda não conheço o Paulo.
    Paulo, se quiser entrar em contato, peça à Patrícia nossos telefones. Não acho bom ficarmos colocando números de fone aqui.
    Também gosto da linha de trabalho do Heródoto. Parece que ele trata do assunto "meio ambiente" em suas matérias e intervenções com um pouco mais de ênfase e interesse do que em outras notícias.
    Provavelmente, o passeio acontecerá no último final de semana de novembro, dia 28 ou 29.
    Em relação à imagem do câncer, é tão impressionante quanto à da cidade de São Paulo avançando sobre o cinturão verde.

    Abraços.

    Mário.

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  12. Olá Pessoal!
    Tenho acompanhado de longe a situação de nossa região. Agora trabalho por aqui, faço minha vida por aqui, e vou até SP somente alguns dias por conta das aulas que tenho por lá.
    Quero efetivamente contribuir, me sinto com necessidade disso.
    Sou educadora ambiental e advogada desta área (em defesa do meio ambiente). Se esta visita para qual o Paulo foi convidado acontecer, já me sinto parte dela.
    Moro aqui há 1,5 anos e quero ajudar a nossa região.
    Conheço o Paulo e o Mário, e posso dizer que são pessoas incríveis e com excelentes idéias.
    Contem comigo.
    Um abraço!!

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  13. Olá Veridiana, tudo ok?

    O passeio em nossa região será dia 05/12. Sairemos de uma das portarias por volta de 10hs.
    Maiores detalhes serão colocados aqui e no blog da Granja Viana em breve.
    Ontem e hoje foram entregues panfletos nas residências do Vila Verde, informando os moradores a respeito dos projetos da Alphaville em nossa região e falando do passeio.
    Espero que os moradores leiam, visitem os blogs e participem.
    É muito importante que saibam o que pretendem fazer em nossa região. Uma das coisas que considero grave e que exige a mobilização de todos, é quanto à estrada que pretendem construir, ligando o Bairro Suburbano, na Roselândia, à Pau Furado, com saída muito próxima à nossa portaria principal.
    Por favor:moradores, acordem!!!!!!! Senão, será tarde demais!!!!!
    Veridiana, procure ir ao passeio. Com certeza, você gostará muito.

    Abraços.


    Mário.

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  14. Em tempo: A estrada de ligação da qual falei na postagem anterior, está sendo comentada neste tópico. O segundo mapa mostra a estrada em cor pink.
    Talvez as pessoas não percebam, mas se clicar nele, o mapa aparecerá ampliado.
    Veridiana,peço uma ajuda: gostaria de saber se o mapa, para você, está claro, pois assim saberemos se as informações estão sendo entendidas.
    Dá para perceber onde está o Vila Verde e sua portaria?
    No terceiro mapa, também ampliável, é possível ver a estrada saindo da Roselândia e Bairro Suburbano.
    Em uma reunião no nosso salão de festas, da qual você participava, ouvi de uma moradora que estava presente em uma reunião entre nossa diretoria da associação, alguns moradores do Vila Verde e representantes da Alphaville, onde foi dito pelos empreendedores (Alphaville) que essa estrada é apenas um projeto....que vai demorar a ser construída....que ela não ligará o Bairro Suburbano à Pau Furado....seguindo essa linha, devem ter falado que Papai Noel existe. rsrsrsrs
    É só olhar o projeto.... a estrada está lá!!!!!!!!!!!!!!!
    Não podemos acreditar no que é apenas falado. Deve-se consultar o projeto e questioná-lo, se for o caso.

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  15. Olá Mario e Carolina,

    Já vi o anúncio do passeio. A Veridiana que nos conhece fará a ponte e nos conheceremos pessoalmente. Abraços e até amanhã,

    Paulo.

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  16. Thank you for posting such a useful, impressive and a wicked article./Wow.. looking good!

    Gerador De Linha Laser

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meioambientegranjacarolina@gmail.com