
1- Marina Silva obteve 20% de votos na votação para presidente do Brasil. Quem cantou vitória e quem desafiou, podem ter como certos que: os votos que fizeram a diferença foram os ambientais.
2- Em menos de um mês a comunidade do loteamento Santa Paula em Cotia no Km 39 da Raposo Tavares conseguiu mais de 10.000 assinaturas em um abaixo assinado contra o Aterro Sanitário de Cotia.
Fica claro que em ambos os casos os políticos de plantão desprezaram o interesse da população para os graves problemas ambientais.
Os números da eleição revelaram que o fiel da balança é a questão ambiental, desprezada pelos outros dois candidatos desenvolvimentistas puros sangue.
Esta tendência só tende a aumentar, pois a população urbana é maior que a população rural, e é nas cidades que os problemas ambientais afetam mais diretamente as pessoas.
Nas cidades, o LIXO se acumula, o TRÂNSITO atrasa nossas vidas, o ESGOTO fede e traz doenças, as ENCHENTES destroem vidas e o patrimônio, o BARULHO ensurdece e a FUMAÇA sufoca.
Como os políticos só se lembram da população em época de eleição para pedir voto, e para isto basta ser palhaço. Matreiramente fazem parcerias com os representantes do poder e do dinheiro e deixam a palhaçada rolar solta no circo das cidades.
São Planos Diretores sem preocupação ambiental, projetos urbanísticos fora de nossa realidade, flexibilização das Leis Ambientais e por aí vai toda a ladainha de atrações circenses.
Nas cidades não faltam palhaços travestidos de políticos assim como não faltam projetos insustentáveis travestidos de sustentáveis, jogadas de marketing de empresários atrasados e grandes patrocinadores dos circos municipais.
A relação desses empresários com o meio ambiente é conflituosa, por isto a opção desse segmento pelo marketing mentiroso e não pela decisão mais responsável e sensata.
A virada somente acontecerá quando este segmento da sociedade oferecer projetos empresariais que evitem os danos à biodiversidade e melhorem a qualidade de vida de todos, deixando de patrocinar o circo.
Os empresários precisam entender que para exercerem suas atividades e obterem lucros, não precisam ignorar o meio ambiente.
Neste sentido os números indicam que, os anseios da sociedade civil não coincidem com os dos políticos e de que boa parte dos patrocinados pelos empresários são palhaços. Apesar do grande número de votos que o palhaço recebeu, a mensagem foi para os patrocinadores.
O poder hoje emana da sociedade e não dos políticos.
Entender o significado dos fatos pode não ser fácil e é até bem mais complexo, mas a mensagem com certeza aponta que: hoje o poder está cada vez maior nas redes sociais, elaboradas de forma simples nas relações pessoais, onde a credibilidade é o ponto fundamental.
Políticos e empresários tem dificuldade de aceitar a descentralização atual de poder, que passa pela construção de um novo relacionamento com a sociedade civil; forças que precisam ser ouvidas, que votaram na Marina, no Serra, na Dilma e no Plínio. Gente que não quer o aterro sanitário no Tabuleiro Verde, prejudicando o manancial de água, e antenada com o MEIO AMBIENTE.
Gastar rios de dinheiro com Marketing Centralizador daqui para frente é jogar dinheiro no lixo e acreditar que somos palhaços.
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